A Festa junina que se tornou conhecida nacionalmente foi o “Boi de Parintins”, cujo ápice acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho, na ilha de Tupinambarama, a quatrocentos quilômetros de Manaus, no Amazonas. A ilha faz parte da cidade de Parintins, situada na selva amazônica. Nos três dias de festa a cidade é transformada em arena onde dois grupos de boi-bumbá - o Caprichoso e o Garantido - disputam o título de campeões do Festival Folclórico de Parintins, nome oficial da festa.
Este ano, a Casa da Criança e do Adolescente vai comemorar no próximo mês de julho esta festa, com o objetivo de trabalhar diversidade do folclore brasileiro. Desta forma, a rivalidade entre os dois grupos (Caprichoso e Garantido) que será representada através do primeiro festival do Boi Bumbá.
O boi Caprichoso estará sendo representado pela turma da manhã e o Boi Garantido pela turma vespertina, onde durante o mês de junho e julho todos os projetos estarão voltados para a confecção, criação e interpretação da lenda do Boi Bumbá.
Confecção do Boi Garantido